É permitido pisar nos módulos fotovoltaicos?

A resposta para essas perguntas é um sonoro e definitivo NÃO! Não podemos pisar nos módulos fotovoltaicos.
A resposta parece óbvia para alguns, mas é novidade para muitos. Quem nunca viu fotos de instaladores apoiando-se ou mesmo pisando sobre os módulos fotovoltaicos?
A termografia é uma fotografia realizada com câmera de infravermelho, capaz de identificar a temperatura em toda a extensão da superfície do módulo fotovoltaico. Pontos e regiões quentes, com temperaturas bem acima do normal, são um indício de que existe algum problema na parte do módulo afetada. 

A termografia dos módulos pode revelar a existência de hotspots (pontos quentes) causados por células fotovoltaicas defeituosas.
Os defeitos nas células podem ser causados por problemas de fabricação. Mas, isso é improvável quando se adquirem módulos de fornecedores confiáveis, já que todos os módulos são inspecionados ao final da linha de produção, antes de serem enviados aos clientes. Na maior parte dos casos, quando defeitos e hotspots são detectados, os problemas são causados por impactos sofridos no transporte ou principalmente na instalação. 
Não é raro ver instaladores pisando sobre módulos, derrubando-os ou empilhando-os sem o devido cuidado. O módulo fotovoltaico precisa de muito carinho! Qualquer tipo de impacto, mesmo uma leve pisada, pode causar microfissuras nas células fotovoltaicas. As microfissuras são invisíveis e seu efeito só pode ser detectado através de ferramentas especializadas.